Manchete, título e lead: elementos de uma reportagem

Uma reportagem de qualidade sempre preza pela clareza da informação para que o leitor sinta-se confortável ao realizar a leitura. A harmonia dos elementos abordados abaixo é fundamental para um aproveitamento viável de absorção da mensagem:


Manchete é o título principal, geralmente em letras garrafais, seu objetivo é chamar a atenção do leitor, instigá-lo a curiosidade. Uma manchete sempre faz alusão à notícia mais importante entre as que compõem a edição.

O Título é escrito geralmente de forma objetiva, com frases claras que remetam a manchete, sua principal função é adiantar o que será encontrado na matéria.

O Lead ou Lide tem o propósito de prender o leitor para que ele tenha interesse de ler a matéria por completo. Encontramos ele abaixo da manchete ou título com no máximo 4 ou 5 linhas. Um bom lead responde as questões básica: Quem? Porque? Como? Onde? Quando? O que?



7 comentários:

  1. qwertjrebfhkv bhnjbgnhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH




































































    ResponderExcluir